Estatisticamente, apenas 11,4% das reuniões servem para alguma coisa concreta na empresa as demais são apenas uma discussão que dificilmente esclarece as coisas, muitas vezes, ainda piora tudo. E infelizmente, é uma cultura na empresa fazer uma reunião para qualquer tomada de decisão. Ok, isso pode ser uma política de governança corporativa, mas é realmente necessário?
Certas vezes uma pessoa tem um conhecimento muito maior que as outras sobre um determinado assunto, porém ela precisa fazer uma reunião sobre a necessidade de comprar mais papel higiênico e de uma marca mais macia...Ai alguem retruca, "Mas o que ganhamos com isso?"; PORRA!, você ganha uma bunda menos assada!
As reuniões são um palco para as famosas frases corporativas, até parece um concurso para quem consegue por mais palavras em inglês em um discurso em português. Ex:
- Temos um Know-how do negócio, mas precisamos de um feedback mais detalhado,
- Anyway, vamos ter que reavaliar o cashflow, há algo de errado com nosso core business
- Ah, o Fernandinho chegou too late... ( Porra vai tomar no cú)!
Existe também uma frase muito comum em reuniões, que serve para prolongar o assunto. Imagine o Cenário.
Você faz uma afirmação sobre um fator que poderia alavancar as vendas, então alguém ( normalmente um superior seu, pois se você esta lendo isso, você não manda em ninguém) retruca, acha um monte de defeito na sua idéia, milhões de coisas que podem dar errado... Faz uma pausa e diz:
- OU NÃO.
Porra....! Vai tomar no cu!
Reuniões certas vezes só adiam o problema, e ao invés de uma decisão simples ser tomada por qualquer Mané da empresa, um problema relativamente pequeno, pode mobilizar a empresa a desenvolver ferramentas magníficas, logaritmos incrivelmente precisos para saber quantos copos da água estão sendo gastos por hora, e como isso influencia no consumo de bolachas de água e sal...
Outro momento em que reuniões passam a ser uma estupidez é quando uma decisão precisa ser tomada com urgência, convocar uma reunião é pedir pra fuder com tudo.
O Monty Python ironizou de maneira genial esse tipo de situação:
Bom vou indo, tenho uma reunião. (pelo menos é uma boa desculpa para tudo)
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário