segunda-feira, 9 de novembro de 2009

FeedBack

Feedback.

O fantasma de todo trabalhador. Não me leve a mal, entendo que não somos perfeitos, que todos temos pontos que devem ser melhorados e que um toque de vez enquanto é muito útil, porem, muitas vezes os feedbacks se tornam algo forçado. Quando alguem que não tem base para falar de você, te passa um.

Coisas comuns de se ouvir quando esta recebendo um feed back ( ou que podem ser faladas, caso seja necessário dar um e você não souber o que falar), e as respostas que gostariamso de dar.



- Você precisa mostrar mais seu trabalho aos seus pares.
(Como? gritando " Olha gente, gente, acabei de falar com o fornecedor e ele vai entregar as coisas com dois dias de atraso OK?"

Porra, o meu trabalho já me irrita, ficar provocando os outros falando dele não vai ajudar em nada.)

- Você precisa deixar mais claro suas intenções na empresa?
(Como, andando armado?)

-Você precisa se relacionar melhor?
(Eu bem que tento, mas ninguém quer dar pra mim....)

- No seu plano de carreira, qual é seu objetivo?
(Não perder meu emprego...)

- Voc deveria fazer mais do que se espera de você?
(talvez você devesse esperar menos de mim...)

- Você não esta dando 100%, sei que você pode mais.
(Você faz que me paga, eu faço que trabalho.)

- Você me parece abatido, melhorar a postura é essencial. Sorria!
(VAI PRA PUTA QUE O PARIU!)

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Processo Seletivo

Processo Seletivo




Fim de ano esta ai, o mercado aparentemente esta seguindo seu caminho muitas empresas estão contratando... Porém a algum tempo atrás devido a melhora da capacidade da mão de obra, surgiram os processos seletivos, idéia de alguem que só queria zoar.



Muitas empresas desenvolvem provas online, dinâmicas, painel etc. para ver se o candidato é capacitado e se tem o perfil da empresa... As ferramentas tem como meta analisar a capacidade intelectual, de liderança, relacionamento, expressão etc... porém testam mesmo a Paciência de quem faz estas merdas.



Em minha vida participei de alguns processos, e posso dizer, são experiências hilárias.

Neste tópico comentarei sobre os candidatos padrões



Existem diversos tipos de candidatos:

- O Otário: Provavelmente faz uma puta faculdade, de engenharia, gênio.. porem treme na base, sua como um porco, gagueja, peida alto.. é nervoso... e no máximo, será um operador de TI casado com uma Coreana Obesa de 13 anos que conseguiu no site www.noivasasiaticas.com

- O Nobel: è o candidato que já fez de tudo, na apresentação pessoal diz , que já viajou o mundo, fez 6 meses da faculdade na Alemanha, está fazendo voluntariado, é campeão de xadrez, presidente da empresa Jr, fluente em Inglês, espanhol, Frances, mandarim, aramaico, hebreu e latim, venceu um câncer e adotou uma criança africana.

- A putinha: Vem com roupa decotada, deixa cair o lápis no chão, morde o lábio inferior e tem uma cartela adesivos com o telefone e especialidades sexuais... Ah utiliza diversas vezes a frase " eu faria qualquer coisa para viver aqui".

- O Humilde: Se apresenta com um nome único composto pela soma de dois ou mais nomes de familiares, faz uma Uniesquina, abusa de gírias, pergunta sobre os salários e benefícios antes de começar a dinâmica, mora na PUTA QUE O PARIU, e tem 13 irmãos.

- Bonzinho: Concorda com todos, tenta ser agradável, puxa o saco dos gestores e sempre, sempre mesmo... no final da atividade, agradece a oportunidade de estar participando do processo e como seria a realização de um sonho trabalhar na empresa, mesmo que ela seja uma clínica de aborto.

-Arrogantes: Olham torto para os outros candidatos, esnobam opiniões alheias, tentam passar liderança.. agem como os Donos do mundo...Ah e segundo eles o seu único defeito é o perfeccionismo.

-Pára-quedistas: Não sabem o que estão fazendo ali, provavelmente a mãe deles os candidatou a vaga., normalmente fazem uma faculdade tosca como letras, história, fotografia, pedagogia, geologia, física etc...

- Sem noção: São os que não medem as conseqüências de suas respostas. Quando questionado sobre algum defeito realmente falam um e algo pesado como "meu maior defeito.. é não saber beber, chapo mesmo hahaha"...Mas eles dizem isso com orgulho.



Vai entender.,,,



Bom se identificou??? ...Se fudeu!



Próximo tópico: Dinâmicas, e suas perolas.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ANARQUIA!

Existem momentos em que a felicidade bate em nossa porta, nessa hora temos que agarrá-la e celebrar esse momento como fazemos no ano novo, carnaval, etc...




O Chefe não está!!!!!!!!!!!!!! Anarquia!





Seja por qualquer razão: Dentista, reunião fora, encontro com a professora do filho ou morte... Isso é sempre um motivo de alegria e felicidade entre os vassalos da empresa... o que nos faz pensar: Viva a Anarquia!



Momentos como esse são nostálgicos , pois nos fazem lembrar da época de colégio e das tão felizes "aulas livres", onde podíamos pegar uma bola e ir jogar no pátio. Ai lhe faço uma simples pergunta caro leitor, por que não podemos fazer atividades similares na empresa?



Sim, quando o chefe falta nos divertimos, entramos em sites outrora proibidos, falamos alto, ligamos para nossos amigos do telefone da empresa, ficamos felizes e eternamente gratos a Deus por esse momento... Porém, existem aqueles que não se limitam apenas a isso... e vão além:





Carpe Diem meus caros!... Radicalize!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Reunião

Estatisticamente, apenas 11,4% das reuniões servem para alguma coisa concreta na empresa as demais são apenas uma discussão que dificilmente esclarece as coisas, muitas vezes, ainda piora tudo. E infelizmente, é uma cultura na empresa fazer uma reunião para qualquer tomada de decisão. Ok, isso pode ser uma política de governança corporativa, mas é realmente necessário?
Certas vezes uma pessoa tem um conhecimento muito maior que as outras sobre um determinado assunto, porém ela precisa fazer uma reunião sobre a necessidade de comprar mais papel higiênico e de uma marca mais macia...Ai alguem retruca, "Mas o que ganhamos com isso?"; PORRA!, você ganha uma bunda menos assada!

As reuniões são um palco para as famosas frases corporativas, até parece um concurso para quem consegue por mais palavras em inglês em um discurso em português. Ex:
- Temos um Know-how do negócio, mas precisamos de um feedback mais detalhado,
- Anyway, vamos ter que reavaliar o cashflow, há algo de errado com nosso core business
- Ah, o Fernandinho chegou too late... ( Porra vai tomar no cú)!

Existe também uma frase muito comum em reuniões, que serve para prolongar o assunto. Imagine o Cenário.

Você faz uma afirmação sobre um fator que poderia alavancar as vendas, então alguém ( normalmente um superior seu, pois se você esta lendo isso, você não manda em ninguém) retruca, acha um monte de defeito na sua idéia, milhões de coisas que podem dar errado... Faz uma pausa e diz:

- OU NÃO.

Porra....! Vai tomar no cu!

Reuniões certas vezes só adiam o problema, e ao invés de uma decisão simples ser tomada por qualquer Mané da empresa, um problema relativamente pequeno, pode mobilizar a empresa a desenvolver ferramentas magníficas, logaritmos incrivelmente precisos para saber quantos copos da água estão sendo gastos por hora, e como isso influencia no consumo de bolachas de água e sal...
Outro momento em que reuniões passam a ser uma estupidez é quando uma decisão precisa ser tomada com urgência, convocar uma reunião é pedir pra fuder com tudo.

O Monty Python ironizou de maneira genial esse tipo de situação:


Bom vou indo, tenho uma reunião. (pelo menos é uma boa desculpa para tudo)

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Frases Corporativas - 1

Frases que nos levam ao sucesso;

Para sobreviver ao mundo corporativo e obter relativo sucesso, frases de impacto são essências. Muitas delas tem mensagens subliminares que delegam a seu real entendimento do mundo empresarial. Exp:


"Bom dia" - Mostra que você não sabe o que vem pela frente.

"Boa tarde" - Mostra que você chegou depois do almoço.

"já te passo" - Significa que você esqueceu algo demandado, e fará um servicinho porco para entregar qualquer coisa.

"A reunião foi confirmada?" - significa que você não quer ir a reunião e deseja mais do que tudo que ela seja cancelada.


Devemos prestar muita atenção também nas famosas "trick questions", essas podem levar você de um exemplo do escritório ao charlatão da empresa, em outras palavras, perguntas que tiram sua mascara. Exp:

"Você esta muito enrolado?"... CUIDADO! nunca responda "Agora está tranqüilo" , "Não, não" se responder então " To de boa", pode se dirigir ao RH.... Tente sempre parecer ocupado, fala que ta meio apertado por causa de uma reunião, vá até sua mesa e volte dizendo que a reunião foi cancelada.


"Tem alguma coisa te incomodado?" - Nunca diga que tem... Ninguém na empresa da a mínima para o que você pensa ou sente, Principalmente seu chefe, se ele pudesse ter a sua alma ele teria... Falar que algo te incomoda pode ser uma ameaça. Lembre-se você está na empresa seja feliz!


"Você já mandou o e-mail?"... Obvio que você não dirá "Não mandei ainda", não seja estúpido, diga que já mandou, mas ele retornou e você já esta vendo o que aconteceu... dessa maneira você ganhará tempo para fazer o que já devia ter feito e ainda mostrará que sabe se virar sozinho e é independente.


Mas as frases que fazem de você um líder, são as que fazem você escapar de uma cilada (um trabalho qualquer).Imagine o cenário:Você está no meio de uma reunião, quando então surge uma idéia sensacional porém ela só poderá ser realizada se algum trabalinho FDP do tipo ligar para todos os fornecedores ou criar uma planilha complicadíssima for feita... o que você faz? Mostra proatividade, bate no peito e chama a responsabilidade??? NÂO!... Existe um jeito mais fácil...


Mostre empolgação com a idéia, fale qualquer coisa óbvia que complemente a idéia... e quando o "corno Job" for revelado fale com indignação:


- Alguem tem que ver isso ai...


Veja bem, é uma frase perfeita pois:

- Você reconhece a necessidade da tarefa ser feita.
- Mostra que esta interessado no assunto
- E o uso do "Alguem", mostra que NÃO VAI SER VOCÊ que irá realizar a tarefa....

Pode reparar as pessoas que dizem "Alguem tem que ver isso ai" são as que mais crescem na empresa, são líderes!
Nenhuma forma melhor de terminar esse tópico do que utilizando uma frase muito usada para finalizar algum assunto na empresa...


"Só um minuto..."

Frases corporativas - 2

Devemos comentar também sobre a educação, algo vital no ambiente corporativo, embora o desejo incontrolável de perder a cebça seja um parceiro constante na jornada de trabalho. Pensando nisso um autor desocnhecido desenvolveu uma tecnica para expressar as emoções mais fortes de uma maneira educada e ética (*do ponto de vista empresarial), portanto:



No lugar de: NEM FODENDO!
Usar: Não tenho certeza se vai ser possível.

No lugar de: TÔ CAGANDO E ANDANDO.
Usar: Não vejo razão para preocupações..

No lugar de: MAS QUE PORRA EU TENHO A VER COM ESTA MERDA?
Usar: Inicialmente, eu não estava envolvido nesse projeto.

No lugar de: CARALHO!
Usar: Interessante, hein?

No lugar de: FODA-SE. NÃO VAI DAR NEM A PAU.
Usar: Há razões de ordem técnica que impossibilitam a concretização da tarefa.

No lugar de: PUTA MERDA, VIADO, NINGUÉM ME FALA NADA!
Usar: Precisamos melhorar a comunicação interna.

No lugar de: E NA BUNDINHA, NÃO VAI NADA?
Usar: Talvez eu possa trabalhar até mais tarde.

No lugar de: O CARA É UM BOSTA.
Usar: Ele não está familiarizado com o problema.

No lugar de: VÁ PRA PUTA QUE O PARIU.
Usar: Desculpe...

No lugar de: VÁ PRA PUTA QUE O PARIU, SEU VIADO.
Usar: Desculpe, Doutor.

No lugar de: BANDOS DE FILHOS DA PUTA!
Usar: A Matriz não ficou satisfeita com o resultado do trabalho.

No lugar de: FODA-SE! SE VIRA!
Usar: Infelizmente, não posso ajudar.

No lugar de: PUTA TRABALHINHO DE CORNO.
Usar: Adoro desafios.

No lugar de: AH, DEU PRO CHEFE?
Usar: Finalmente reconheceram sua competência.

No lugar de: ENFIA ESSA MERDA NO CU.
Usar: Está muito bom, mas, por favor, refaça esta parte do trabalho.

No lugar de: AH, SE EU PEGO O FILHO DA PUTA QUE FEZ ISSO.
Usar: Precisamos reforçar nosso programa de treinamento.

No lugar de: ESTA MERDA TÁ INDO PRO BURACO.
Usar: Os índices de produtividade da empresa estão apresentando uma queda sensível.

No lugar de: AGORA FUDEU DE VEZ.
Usar: Esse projeto não vai gerar o retorno previsto.

No lugar de: EU SABIA QUE IA DAR MERDA.
Usar: Desculpe, eu poderia ter avisado, se fosse consultado.

No lugar de: OH CACETE! VAI SAIR CAGADA DE NOVO.
Usar: Apesar do esforço, teremos outra não conformidade.

Frases corporativas


Anexo:
I - As frases corporativas podem ser divertidas.... Tente jogar!

VOCÊ FICA DRIBLANDO O SONO EM REUNIÕES QUE SUA PRESENÇA NÃO SERVE PRA NADA, E NÃO VÊ A HORA DO COFFEE BREAK CHEGAR PARA VOCÊ AVANÇAR NAS MIGALHAS DE BISCOITOS E CAFÉ... -Você dorme durante as reuniões de trabalho? -Sente um tédio imenso durante as conferências, seminários e colóquios? Aqui tem um método eficaz para combater esse problema: "BUSINESS BINGO" !!! Como Jogar: Imprima o quadro que segue antes de começar a reunião, seminário, conferência, etc. Sempre que ouvir a palavra ou expressão contida numa das casas, marque a mesma com um (X). Quando completar uma linha, coluna ou diagonal, grite "BINGO"!










Bom divertimento!


II - Ferramenta para a Otimização na exposição de idéias, mesmo que elá não exista:
Cenário
- Naquelas reuniões onde seu chefe diz pra você: "Diga a todos sua opinião!"; - Nas situações em que você é pego de surpresa na reunião, pedindo seus comentários e você nem sabe do que estão falando. - "COMO FALAR MUITO SEM DIZER NADA" ? A tabela abaixo permite a composição de mil sentenças: basta combinar, em seqüência, uma frase da primeira coluna, com uma da segunda, da terceira e da quarta (seguindo a mesma linha, ou "pulando "de uma para outra). O resultado sempre será uma sentença correta, mas sem nenhum conteúdo. Experimente na próxima reunião e impressione o seu chefe!!! Programa como falar em público: "TECHNICAL EMBROMATION" !!!





Impressionado?

Veja o testemunho de usuários satisfeitos:


a. "Ao terminar de falar, fui aplaudido por todos de pé!";
b. "A minha capacidade de falar em público aumentou muito desde comecei a usar o método Technical Embromation " ;
c. "Meu chefe não prestou atenção mas disse que falei muito bem durante a reunião".

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Bem vindos!

O mundo corporativo possui um ambiente muito peculiar, repleto de rotina, tipos bem específicos, e “malandragens” que fazem das empresas os lugares mais divertidos de se trabalhar (always look on the bright side of life).


Pensando, vivendo, comendo, dormindo neste mundo, surgiu a idéia de fazer um blog. Neste serão relatados casos verídicos, teorias de trabalho ( ou de fuga deste), definições de perfis empresariais, além de diversas críticas a este ambiente... Quem sabe surjam algumas soluções também.



Se você pertence a este mundo, seja bem vindo... Se não pertence, bom, vá atrás de um emprego seu vagabundo, para de ficar lendo Blogzinho..

Talk to your doctor

É um classico mas vale a pena ver de novo...